Nico Afonso – Treinador adjunto do Desportivo Monção
Obviamente estamos muito felizes com esta conquista, que era um dos objetivos a que nos tínhamos proposto no início da época. Este triunfo representa também a concretização de um trabalho árduo feito com espírito de equipa. Perante uma boa equipa, como é o atual campeão na nossa associação, julgo que a vitória nos assenta perfeitamente. Os nossos jogadores deram tudo de si, interpretaram perfeitamente o plano que traçamos, souberam enfrentar as dificuldades com determinação e coragem, sempre apoiados pela forte onda monçanense vinda das bancadas. O apoio incondicional dos nossos adeptos, especialmente da incansável Muralha da Superior, foi muito importante para conquistarmos a Taça.
Queríamos muito brindar Monção com este triunfo e celebrar juntos. Sentimos uma alegria enorme ao ver a nossa vila em festa com esta celebração.
Foi muito bom, mas já passou. Agora, o nosso foco está na Supertaça, contra o mesmo adversário que, seguramente e tal como nós, também quererá vencer. Estamos determinados, como fizemos em todos os jogos até aqui, em dar o nosso melhor, mantendo o nível de empenho e paixão. Seguimos juntos, equipa e adeptos, porque acreditamos que, unidos, somos mais fortes!
Bonera – Treiandor adjundo do Atlético dos Arcos
Final da taça entre as duas melhores equipas do campeonato! Equilíbrio, representa aquilo que foram os jogos entre o Desportivo e o Atlético! Esta final não foi exceção.
Início de jogo com as equipas a demonstrarem o respeito habitual inerente a este tipo de jogos. Passado essa fase, creio que na 1.ª parte, fomos superiores ao nosso adversário. Sobretudo na primeira meia hora de jogo! Apesar de nesse período, termos falhado uma grande penalidade e sofrido golo. Estávamos a conseguir circular a bola com boa intensidade e a chegar a zonas de finalização. Sem criar situações de muito perigo para o GR, é verdade, mas começamos a entrar na grande área adversária. Um pouco contra a corrente do jogo, o Desportivo acaba por chegar ao golo. Com o golo cresceram e começaram a ser mais verticais nas suas saídas para o ataque, sem criar situações de finalização, mas a serem perigosos.
Na segunda parte, entramos fortes no jogo e conseguimos chegar ao empate, através de uma excelente jogada coletiva. Novamente, contra a corrente de jogo, num livre direto, o Desportivo chega à vantagem. Tentamos chegar ao empate e esbarramos sempre na organização defensiva do adversário e, aqui e ali, na falta de uma melhor definição de alguns lances que podiam tornar-se perigosos.
O Desportivo venceu, pois foi mais competente a cumprir o seu plano de jogo! Mérito para eles. Defensivamente fortes e perigosos a sair nos contra ataques! Mesmo sem finalizar, obrigava a nossa equipa a recuar 30/40 metros sempre em situações de igualdade ou inferioridade numérica. Numa dessas saída, podia ter “matado” o jogo. Foram também, muito fortes nos duelos! Nós, Atlético, conseguimos ter bola, boas dinâmicas, mas foram muitas vezes em zonas longe da baliza. Para que esta afirmação fosse completamente verdadeira, tínhamos que ter feito um pouco mais, mas a sensação que fica é que: o Atlético jogou a final e o Monção ganhou a final.
Tenho que deixar uma nota para a equipa de arbitragem! Sem criticar, mas de reflexão. Sendo o penalti a favor do Atlético, inexistente, não pode depois aplicar a lei da compensação. Foram demasiados erros.
Os jogadores do Atlético fizeram de tudo, para que pudéssemos juntar a taça ao campeonato. Fizeram um bom jogo, demonstraram personalidade e carácter! E estão de parabéns pela qualidade que demonstraram nesta final. São uns campeões.
Parabéns ao Desportivo pela conquista da taça. Nas finais, quem vence, merece!
Aos nossos queridos adeptos, obrigado por todo o apoio! Foram incansáveis e mereciam que a taça viesse para os Arcos. Contamos com vocês no próximo sábado, na disputa da supertaça.